O Município do Paulista, situado na Região Metropolitana Norte Pernambucana, com mais de 360 mil habitantes, tem sofrido uma crise sem tamanho, em termos da gestão pública passada. A organização desta, é um dos desafios da nova gestão.
É público e notório o crescimento populacional que vem junto com a necessidade de ajustes em várias áreas, principalmente a necessidade de melhorar e ampliar o atendimento em saúde pública. Esta bastante sucateada e faltando investimentos, apesar das exceções a regra da antiga gestão, que procuram desenvolver bem o trabalho.
SECRETARIA EXECUTIVA DE SAÚDE
Assim a gestão da Saúde do Paulista, a cada dia que passa, busca estabelecer o equilíbrio com quadros da terra e que a comunidade conhece e aprova, como a Secretária Executiva da Saúde, Sonia Arruda (foto). Esta Psicóloga e Sanitarista, responsável pela coordenação e execução das políticas públicas da saúde.
Além de atuar na reorganização da casa, ou seja, vai ter o papel junto com a Secretária Municipal de Saúde Shisneyda Furtado, no núcleo central, a função para planejar, gerenciar e implementar ações, atendendo a população sofrida e ressabiada, isto de forma integral.
O trabalho vai desde formulação e execução de políticas, gestão de unidades de saúde, fiscalização de serviços prestados e monitoramento das ações.
Tudo alinhado ao Sistema único de Saúde (SUS), Conselho Municipal de Saúde (CMS) e trabalhando na promoção a saúde da comunidade.
Enfim, alinhar um bom desempenho do núcleo central com as demais superintendências e diretorias é o papel da Secretária Executiva, que trata junto a Secretária Municipal, das demandas com as Entidades representativas de diversas classes, com trabalhadores diretamente na base, quando se fizer urgente e necessário. Boa sorte a Sonia Arruda.
GERÊNCIA TERRITORIAL DE SAÚDE
A Cidade do Paulista está divida em 04 territórios, na divisão geográfica de atribuição gerencial da saúde. Território 1, com a Gerente, Enfermeira Amália Paz (foto), abrange os bairros: Jardim Paulista Alto e Baixo; Arthur Lundgren 1 e 2 e Paratibe. Boa sorte a mesma.
Território 2 com os bairros: Mirueira, Aurora, Nobre, Mumbeca , Mata do Ronca, Vila Torres Galvão, Sítio Fragoso e Chã da Mangabeira.
Território 3 com os bairros : Maranguape 1; Maranguape 2; Jaguarana e Alameda.
Território 4, com os bairros: Janga; Pau Amarelo; Conceição; Maria Farinha e Engenho Maranguape.
As gerências, focam na implementação das políticas públicas em áreas específicas, com o objetivo de melhorar o acesso, qualidade e atendimento a população nas diferentes regiões.
Cada Gerente tem a responsabilidade na organização territorial dos serviços de saúde, distribuição de Equipes visando atender de maneira eficaz as diversas áreas do Paulista. Também tem a função de desenvolver planos de ação para a saúde de cada região, além de acompanhar a execução das ações e resolutividade dos atendimentos.
Enfim, tanto a Secretária Executiva, quanto a Gerente de Território são importantes na promoção da saúde pública eficiente e equitativa.
O trabalho delas é de fortalecer o compromisso das Equipes com a promoção da saúde da população, ressaltando a integração dos serviços com foco na acessibilidade, prevenção e qualidade no atendimento.
As atribuições das mesmas vão desde as campanhas educativas, programas de vacinação, ações de combate as endemias e até epidemias, bem como acompanhamento da saúde da família. Muito trabalho e articulação para dar certo.
Enviar um comentário
0 Comentários